2018: o ano da retomada da mineração gaúcha

Projetos preveem autorização para extração no Guaíba e redução do ICMS de agregados

O nosso foco em 2018 está na retomada do desenvolvimento do setor da mineração gaúcha, contribuindo para o crescimento do estado. Desta forma, estaremos empenhados em garantir a liberação para extração de areia no lago Guaíba e inserir os agregados na cesta básica. Além disso, em abril, promoveremos mais um importante debate através do Fórum Estadual da Mineração, no Centro de Eventos da Fiergs.

Ainda em 2017, iniciamos um trabalho em conjunto com a Fepam, governos estadual e municipal e promotoria para buscar a autorização para exploração do Guaíba, fato que trará benefícios para todo mundo, principalmente para o mercado da construção. Acredito que há uma grande chance de acontecer em breve, pois todos os órgãos estão convergindo conosco.

O apoio do Executivo Estadual deve repetir em outra demanda. Através da secretaria da Fazenda e da Frente Parlamentar da Mineração, na Assembleia Legislativa, buscaremos a inclusão dos agregados na cesta básica. Temos exemplos positivos de outros estados que, através desta medida, garantiram a redução da alíquota do ICMS e do preço dos produtos. Além disso, ao caracterizar estes materiais como essenciais para qualquer tipo de obra, também daremos acesso a um número bem maior de pessoas.

Paralelamente, esperamos realizar um grande debate com nossos associados, empresários do segmento, estudantes e profissionais capacitados, a respeito das questões que envolvem as atividades da mineração no estado. Sem dúvida, o próximo ano chega com a promessa de muito trabalho para as nossas entidades e acredito na força do nosso quadro associativo para garantir novas conquistas.

Pedro Antônio Reginato
Presidente do Sindibritas e Agabritas