Iniciativas da ARO Mineração para a manutenção do meio ambiente

Foto: Rafael Borges / ARO MineraçãoA ARO Mineração adota diversas medidas em busca da harmonia entre a sua atividade e a manutenção do meio ambiente. Ao longo das margens nos trechos de rios em que a empresa atua, foram replantadas 2.500 mudas de mata nativa, para contribuir com a conservação da mata ciliar. Além disso, foi desenvolvido um sistema de recolhimento de lixo através de seus colaboradores, que ao longo de suas áreas licenciadas, navegam com lanchas equipadas com redes de recolhimento de lixo seco e orgânico no Rio Jacuí. Após este processo, todo o material é encaminhado para reciclagem.

Como iniciativas para a manutenção da natureza na comunidade em que se insere, a ARO também realizou a doação de 500 mudas de mata nativa para recompor área de camping no Balneário Monte Alegre. No município de Vale Verde, promoveu a doação de uma compactadora de lixo para a limpeza da cidade. Tendo em vista o poder da reciclagem, ainda promoveu aulas sobre a compostagem para alunos de escolas municipais da região, que acabaram utilizando a técnica de reutilização de materiais orgânicos com as sobras de merendas, que se transformaram em adubo para os jardins escolares.

– O meio ambiente é o patrimônio mais importante que possuímos. Por isso, construímos um plano de gerenciamento e atendimento à emergências ambientais, em que somos treinados para contenção, coleta, armazenamento e posterior destino de materiais recolhidos. Fomos treinados pela mesma empresa que capacita a Petrobrás para este fim em alto mar. Temos duas embarcações de grande porte, devidamente equipadas, que ficam sempre em plantão preventivo – relata o diretor da ARO Mineração, Fernando Machado Borges.