Histórico Sindibritas

Sobre nossa entidade

Nos últimos anos, com o crescimento do setor econômico da construção civil, das áreas de mineração no Rio Grande do Sul, da necessidade de representação perante o Ministério do Trabalho e Emprego, da área trabalhista, de atender os anseios das empresas nos aspectos legais relacionados ao Meio Ambiente e do fortalecimento do setor, a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro – AGABRITAS, com mais de 30 anos atuando em defesa das empresas, através de seus Diretores, decidiu fundar o Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul – SINDIBRITAS.

Assim, em julho de 2008 realizou-se a primeira Assembléia Geral Ordinária para aprovação da fundação, estatuto e formação da primeira Diretoria do SINDIBRITAS, que contou com os empresários Walter Fichtner, da Eldorado Mineração; Nilto Scapin, da Conpasul; Valdir Carpenedo, da Carpenedo & Cia; Pedro Reginatto, da Concresul; Israel Zandoná, da Pedracon; Raimundo Toniolo, da Toniolo Busnello; Veronica Della Mea, da SOMAR – Sociedade Mineradora; Sandro Almeida, da SMARJA – Sociedade dos Mineradores de Areia do Rio Jacuí; Jorge Gewehr, da Incopel – Ind. e Com. de Pedras; José Luiz Machado, da Aro Mineração; entre outros.

Em 17.12.2010 foi publicado no DOU a Certidão de Registro Sindical do Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do RGS, SINDIBRITAS, concedida pelo Ministério do Trabalho. Assim o SINDIBRITAS passou a representar a categoria patronal das Indústrias Extrativas de Mineração de brita, areia, saibro e assemelhados na Base Territorial do RS, conforme Quadro de Atividades Econômicas, anexo ao art. 577, da CLT e enquadradas no Código Nacional de Atividade Econômica 0810 – 0: extração de pedra, areia e argila e outros materiais para construção e beneficiamento associado.

Como representante legal da categoria da indústria da mineração, o SINDIBRITAS tem obrigação compulsória de cumprir o Estatuto Social, acesse o link e conheça os artigos do estatuto.

Atualmente o SINDIBRITAS conta com quase uma centena de empresas filiadas ao sindicato e com quase 50 sócios. É através do esforço, da vontade e da preocupação dos diretores destas empresas que, voluntariamente, se dedicam para fortalecer e representar o setor, buscando o crescimento econômico da indústria da mineração de agregados do Estado do RS, com responsabilidade ambiental. Venha também fazer parte deste grupo!

Dentro deste conceito, relacionamos alguns serviços e benefícios que o SINDIBRITAS oferece para as empresas que decidirem tornarem-se sócias do sindicato. Neste cenário, conclamamos todas as empresas a vir conhecer a sede do SINDIBRITAS, suas propostas, sua estrutura, etc. podendo assim avaliar e decidir sobre sua participação na entidade.

1 – O SINDIBRITAS está filiado a FIERGS (Federação das Indústrias do Est. do RS) onde nosso presidente é Diretor e um dos representantes do setor de mineração e extração do CODEMA (Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente) e do COTEMIN (Conselho Técnico de Mineração). Somos, também, filiados a ANEPAC (Associação Nacional das Empresas Produtoras de Agregados) onde temos representantes que participam das reuniões fora do Estado do RS.
2 – O SINDIBRITAS firmou em 2011, com vigência até 30 de abril de 2012, Convenção Coletiva de Trabalho com os trabalhadores, adotando um instrumento coletivo de trabalho bem favorável às empresas.
3 – O SINDIBRITAS representa o setor no CONSEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente), nas Câmeras Técnicas do Conselho de Recursos Hídricos e nos Comitês de Bacia, defendendo os interesses das empresas mineradoras e atendendo suas demandas.
4 – O SINDIBRITAS possui uma sede na área central da capital com toda a estrutura necessária para reuniões, com internet, cópia, impressões, etc. e 2 funcionários à disposição na secretaria.
5 – O SINDIBRITAS divulga através dos canais competentes informações relativas e de interesse do setor de mineração.
6 – O SINDIBRITAS tem Grupos de Trabalhos formados por técnicos, Geólogos, Engenheiros de Minas que se reúnem periodicamente, para discutir as demandas das empresas associadas e que são pertinentes ao setor de mineração.
7 – O SINDIBRITAS tem assessoria jurídica na área trabalhista, em impugnações de licitações, entrada com mandatos de segurança das licitações impróprias, atendendo demandas relacionadas ao interesse da coletividade das indústrias representadas.
8 – O SINDIBRITAS promove reuniões mensais aberta aos associados para troca de informações, ouvir necessidades e demandas dos participantes das reuniões, entre outros benefícios como atendimento ao associado, respostas a dúvidas pontuais, etc. que são rotinas no SINDIBRITAS, mas que poderão ser ampliados na medida que o sindicato tenha recursos para buscar a melhoria na prestação de seus serviços.